Não deixe para amanhã o que pode testar hoje
Garantir que os aplicativos funcionem conforme o esperado é cada vez mais importante em um contexto em que os negócios estão cada vez mais dependentes de software. Uma loja online que não esteja disponível para os clientes durante horas pode significar milhares de reais de receita perdida, além de perda definitiva dos clientes e o impacto na imagem reputacional. Quanto maior o número de aplicativos que a empresa possui, que em um banco ou em uma seguradora podem ser centenas, maiores são os benefícios dos serviços de Quality Assurance.

Quando uma organização aposta em transformação digital, como ela pode manter a estrutura existente sem comprometer a atividade? 

Enquanto as iniciativas de transformação digital estão em andamento, os sistemas e aplicativos que sustentam a atividade da empresa devem ser mantidos. Essa manutenção requer muitos recursos, incluindo recursos humanos, e é por isso que os managed services são uma ótima alternativa. Gerenciar o ciclo de vida dos aplicativos envolve requisitos e testes, por exemplo. Em seguida, há a manutenção aplicativa, que pode incluir correções ou melhorias nos aplicativos. A implementação desses processos pode ser realizada em modelos locais, remotos ou híbridos, com o serviço sendo fornecido “chave-na-mão” ou integrado à metodologia do cliente. No contexto da manutenção aplicativa, os serviços de Quality Assurance são cada vez mais solicitados para garantir que as alterações resultantes dessas iniciativas atinjam o nível de qualidade exigido.

Quais são as vantagens desses serviços de Quality Assurance?

Eles ajudam a garantir que o que foi identificado pelos usuários de determinados aplicativos seja realmente entregue, além de manter a qualidade e as funcionalidades existentes e melhorar a imagem da marca perante os clientes atuais e futuros. Ou seja, eles reforçam a confiabilidade dos produtos e/ou serviços oferecidos, contribuindo para aumentar a credibilidade da empresa e potencializando novas oportunidades de negócio.

É necessário ter uma equipe interna completamente dedicada a testes?

Dependendo da estratégia de cada empresa, os serviços de Quality Assurance podem ser disponibilizados no formato de Managed Services, com intervenção mínima da empresa que contrata o serviço; no formato de Capacity Services, onde são disponibilizados recursos com diferentes perfis de acordo com o aumento de sua necessidade; ou no formato “Test as a Service”, com os testes focados em uma funcionalidade crítica que se pretende disponibilizar e/ou pontualmente no ciclo de vida do desenvolvimento aplicacional.

Com os serviços de Quality Assurance é possível antecipar problemas?

Sem dúvida. Atualmente, as organizações têm a necessidade de inovar seus produtos e serviços sem comprometer sua qualidade, correndo o risco de prejudicar sua imagem de marca. Ao realizar testes com um serviço, equipe e ferramentas específicas focadas nas soluções antes de serem disponibilizadas, é possível identificar falhas previamente e de forma proativa. Além disso, a possibilidade de automatizar testes e executá-los sem intervenção humana permite que as equipes de desenvolvimento aplicacional garantam, em tempo hábil, que as alterações realizadas não tiveram efeitos inesperados nas aplicações, sem comprometer o plano definido para sua disponibilização. Isso evita vários transtornos e, principalmente, o descontentamento do consumidor e usuário final. E todos sabemos que um cliente satisfeito, passando a palavra, é a melhor estratégia de marketing.

 

Miguel Freire em entrevista com o Jornal Económico

LinkedIn
Facebook