Não deixe para amanhã o que pode testar hoje
Garantir que as aplicações funcionam conforme o esperado, é cada vez mais importante num contexto em que os negócios estão cada vez mais dependentes de software. Uma loja online que não esteja disponível para os clientes durante horas pode significar milhares de euros de receita perdida, para além de perda definitiva dos Clientes e o impacto na imagem reputacional. Quanto maior for o número de aplicações que a empresa possui, que num banco ou numa seguradora podem ser centenas, maior são os benefícios dos serviços de Quality Assurance, afirma o partner da askblue, Miguel Freire.

Quando uma organização aposta em transformação digital, como é que se mantém a estrutura existente para não comprometer a atividade?

Enquanto decorrem iniciativas de transformação digital, devem ser mantidos os sistemas e as aplicações que são o suporte da atividade da empresa. Essa manutenção envolve muitos recursos, nomeadamente, recursos humanos, pelo que os managed services são uma ótima alternativa. Gerir o ciclo de vida das aplicações envolve requisitos e testes, por exemplo. Depois, há a vertente da manutenção aplicacional, que pode passar por correções ou evoluções das aplicações. A implementação destes processos pode ser realizada em modelos local, remoto ou híbrido, com o serviço a ser prestado ou chave-na-mão ou a ser integrado na metodologia do cliente. No contexto da manutenção aplicacional, temos ainda os serviços de Quality Assurance, cada vez mais solicitados, afim de garantir que as alterações decorrentes deste tipo de iniciativas atinjam o nível de qualidade exigido.

Quais são as vantagens desses serviços de Quality Assurance?

Ajudam a garantir que o que foi identificado junto aos utilizadores de determinadas aplicações será realmente entregue, bem como se mantém com qualidade e de acordo com o esperado as funcionalidades já existentes e melhorar a imagem da marca perante os atuais e futuros clientes. Ou seja, reforçar a confiabilidade dos produtos e/ou serviços oferecidos, assim bem como contribuir para aumentar a credibilidade da empresa, potenciando novas oportunidades de negócio.

É necessário ter uma equipa interna completamente dedicada a testes?

Dependendo da estratégia de cada empresa, os serviços de Quality Assurance podem ser disponibilizados em formato de Managed Services, com intervenção mínima da empresa que contrata o serviço; em formato de Capacity Services onde são diponibilizados recursos com diferentes perfis de acordo com o aumento da sua necessidade, ou no formato “Test as a Service” sendo os testes focados numa funcionalidade crítica que se pretende disponibilizar e/ou pontualmente no ciclo de vida do desenvolvimento aplicacional. 

Com os serviços de Quality Assurance é possível antecipar problemas?

Sem dúvida. Atualmente as organizações têm a necessidade de inovar os seus produtos e serviços sem comprometer a qualidade dos mesmos, incorrendo no risco de denegrir a sua imagem de marca. Sendo realizados testes com um serviço, equipa e ferramentas específicas focadas nas soluções antes destas serem disponibilizadas, é possível identificar falhas prévia e proativamente. Adicionalmente, a posssibilidade de automatizar testes e serem executados sem intervenção humana, permite às equipas de desenvolvimento aplicacional garantir, em tempo útil, que as alterações efetuadas não tiveram efeitos inesperados nas aplicações, sem comprometer o plano definido para a sua disponibilização. Evitam-se assim diversos transtornos e, principalmente, o descontentamento do consumidor e utilizador final. E todos sabemos que um cliente satisfeito, a passar a palavra, é a melhor estratégia de marketing.

 

Miguel Freire em entrevista com o Jornal Económico

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