A capacidade de gestão e o conhecimento funcional são fundamentais nos serviços de AM 
A ambição natural é complementar os serviços de Application Management com Service Management, respondendo assim a alguns desafios que temos recebido dos nossos Clientes, seja em nível nacional, seja em nível internacional.

O que diferencia os seus serviços de Application Management (AMs) comparados aos da concorrência?

O que diferencia a nossa oferta é a flexibilidade e a capacidade de gestão das nossas equipes, aliadas ao conhecimento funcional que temos sobre os aplicativos. Nesse tipo de serviço podemos administrar facilmente dezenas de aplicativos de um mesmo cliente, sendo esses fatores os diferenciais críticos para podermos lidar eficientemente com as próprias mudanças dos ciclos de vida de cada aplicativo, alguns de elevada complexidade e essenciais para a continuidade dos negócios do Cliente. 

Para conseguir assegurar uma resposta de acordo com as expectativas do mercado é preciso experiência e sofisticação técnica/funcional para prestar um serviço de qualidade, além de elevados níveis de eficiência para poder oferecer um serviço competitivo. Nem todas as empresas do mercado atingem esses requisitos, seja porque são prestadoras multinacionais que não possuem preço competitivo ou por serem empresas sem as devidas competências e/ou capacidade de adaptação coerentes com os desafios do contexto.

Quais tipos de serviços são disponibilizados em um AM? 

No AM geralmente são assegurados o desenvolvimento de software para melhorias (análise funcional, estimativas de desenvolvimento, desenho técnico, testes avulsos e integrados), o agrupamento de liberações e suporte para aprovação de vários ambientes de desenvolvimento e de produção, o amparo aos testes de aceitação, a correção de incidentes e os serviços de manutenção periódica. Têm sido disponibilizados serviços dos Centros de Excelência (CoEs, responsáveis pela evolução da Arquitetura e Boas Práticas), atendimento fora do horário normal de expediente e suporte de 2ª linha (“Service Desk”). Cada Cliente define as torres tecnológicas que pretende implementar e o ecossistema de aplicativo sobre o qual o serviço será prestado.

Existem serviços de AM que, seja no princípio ou em andamento, continuam sendo complementados com competências de User Experience(UX)/User Interface(UI), Arquitetura, Renovação Tecnológica e/ou metodologias específicas de desenvolvimento e operação. Contamos ainda com uma área da askblue mais focada na manutenção de aplicativos em regime de nearshore, o ATC (Askblue Technology Center), que oferece apoio de reforço da capacidade, fundamental para a flexibilidade necessária nos AMs. 

Que tipo de cliente contrata esses serviços?

Principalmente Bancos e, mais recentemente, um Cliente de referência no setor de seguradoras. Mesmo assim, temos outros Clientes a caminho em outras áreas dos negócios.

Como é garantida a qualidade dos seus serviços de Application Management?

Como em qualquer desenvolvimento de aplicativos, em particular aqueles de grande complexidade como os AMs, existem sempre situações que não eram inicialmente esperadas. Nossos Clientes sabem que quando existem dificuldades ou desafios, sempre podem contar com a askblue para ajudar em sua superação, muitas vezes até trabalhando em equipe com diferentes áreas do Cliente. Não me recordo de nenhuma situação em que as dificuldades não tenham sido superadas.

Para a prestação do serviço, com a estrutura e a dimensão adequadas, é fundamental que sejam compartilhados de forma prévia e transparente pelos Clientes o histórico da manutenção dos aplicativos, a abertura para o monitoramento adequado perfeito para a dimensão do AM e do Cliente e um espírito de parceria que possa condicionar fortemente a qualidade e a capacidade de resposta do prestador.

Como é vista a evolução desse tipo de serviço na askblue?

Esperamos continuar crescendo, em resposta aos desafios que os nossos Clientes nos fazem, e conquistando um maior número de novas referências de AMs. Já estamos nos preparando para esse crescimento e criamos um PMO (Project Management Office) específico de Operations onde ficam consolidadas todas as lições apreendidas nos vários AM, melhores práticas, processos e metodologias. O objetivo é poder replicar serviços de excelência, com as economias resultantes de escala e de gama para a empresa.

A ambição natural é complementar os serviços de Application Management com Service Management, respondendo assim a alguns desafios que temos recebido dos nossos Clientes, seja em nível nacional, seja em nível internacional.

Entrevista publicada no Jornal Económico – “Quem é Quem no Sector Financeiro em Portugal

Miguel Freire
Partner da Askblue e responsável pela área de Operations

LinkedIn
Facebook