A askblue cresce mais de 20% com volume de negócios chegando a 16,5 milhões de Euros em 2021
A empresa continua em pleno crescimento sustentado graças ao reforço da oferta, aos novos clientes e à diversificação da presença internacional.

A askblue, empresa nacional de consultoria tecnológica e de negócio, registrou um crescimento no volume de negócios, fixado em 16,5 milhões de Euros, no último ano, representando um aumento de 22% comparado a 2020. 

“A askblue apresenta uma trajetória de sucesso marcada pelo crescimento sustentado. A cada ano, vamos reforçando nossas capacidades, bem como a qualidade de entrega dos trabalhos, que hoje possuem uma maior abrangência geográfica, de Portugal aos Estados Unidos da América, passando pelo Oriente Médio”, afirma o CEO da askblue, Pedro Nicolau. 

crescimento no mercado internacional, que representava 8% do volume de negócios, atingiu 30%. Este resultado foi alcançado em três anos de internacionalização. O incremento da margem operacional global também foi otimizado por esse mercado. 

Na área de Operações, a empresa garantiu um grande contrato de manutenção de aplicativos com um dos maiores grupos de seguradoras em Portugal. No plano internacional, além da permanência da presença no continente norte-americano, a atividade no Oriente Médio teve um grande crescimento, com projetos na Arábia Saudita e Bahrein.

Um dos projetos implementados nesse território foi um marketplace onde estão presentes empresas de consultoria e potenciais clientes. A plataforma permite a certificação das empresas de consultoria e disponibiliza a elas vários serviços, que vão de fluxos de trabalho pré-criados até recrutamento, serviços de auditoria, serviços de contabilidade, avaliação de projetos, avaliação de ativos imobiliários, entre outros. O marketplace é integrado a um gateway de pagamentos, que garante todo o processo e segurança do pagamento dos clientes, sejam eles clientes individuais ou empresas.

No Oriente Médio, também geramos e implementamos, para uma agência governamental, uma solução tecnológica permitindo a gestão de ativos ambientais do país, como jardins, parques e florestas. O aplicativo permite a geolocalização dos ativos, a identificação de serviços disponíveis, eventos e projetos em curso no local, bem como a identificação da principal fauna e flora. Tratou-se de uma iniciativa relevante, inserida na estratégia nacional de sustentabilidade e de intenção do país em atingir a neutralidade carbônica em 2060. 

Para 2022, a askblue tem como objetivo continuarasua jornada de crescimento sustentado, com um volume de negócios previsto de 20 milhões de Euros – significando um aumento de 21% em relação ao volume registrado no ano anterior. O plano prevê que o mercado internacional continue a crescer num ritmo superior ao nacional.

“Esperamos continuar desenvolvendo os atuais mercados internacionais e entrar em novos territórios, de forma sustentada e com maior especialização da nossa oferta. O nosso objetivo inclui garantir a entrega de projetos com qualidade, considerando que eles são cada vez mais cruciais e complexos para os clientes, e que possuem em andamento iniciativas de transformação digital essenciais para os seus negócios”, observa Pedro Nicolau.

Os Países Nórdicos, o Reino Unido e a Alemanha são alguns novos territórios que estão sendo fomentados. 

Nova equipe de gestão

Com o objetivo de preparar a estrutura interna da askblue para os novos desafios de crescimento, a equipe de gestão foi reforçada com quatro integrantes: Paulo Nunes, recentemente promovido a Partner, que passa a integrar a comissão executiva; João Queirós assumirá o cargo de Chief Financial Officer (CFO) e comandará as áreas internas de suporte organizacional (Financeira e Administrativa, Organizational Development e IT Support); Ana Sofia Pardalejo será a responsável pela área de People Management, assegurando a liderança da gestão das pessoas em todos os seus domínios; Carlos Costa Cruz comandará o marketing corporativo e a gestão de parcerias. 

Em 2022, o recrutamento continua sendo um desafio e, depois de ter chegado a 400 colaboradores, a askblue pretende passar a barreira dos 500. Atualmente, a empresa, de capital 100% português, tem à disposição aproximadamente 30 vagas.

“Crescer em termos de negócios significa crescer na quantidade e na qualificação de pessoas. E se investimos mais para termos novas oportunidades, também estamos dispostos não só a contratar, mas também a apostar no desenvolvimento dos nossos colaboradores. Não abdicamos da perspectiva de melhoria contínua, em todas as áreas, e sobretudo na vertente de recursos humanos”, aponta Pedro Nicolau.

Embora 2022 estivesse rodeado de incertezas, o CEO da askblue acredita que haverá crescimento na área de inovação e transformação digital, reforçando as apostas da empresa em metodologias de desenvolvimento ágil, design thinking, modelo nearshore e no conhecimento profundo dos setores de atuação (banco, seguros, serviços, indústria e utilities, entre outros).

LinkedIn
Facebook