CASE STUDY ASKBLUE

CTT – Correios de Portugal, Plataforma IA para Armazém Postal

“Com a plataforma low-code OutSystems, podemos implementar uma nova plataforma de armazém em menos de seis meses, mais eficiente, preparada para o futuro e alinhada com as necessidades de mudança dos nossos clientes corporativos.”

Pedro Gomes
Pedro Gomes

CIO

images © CTT Correios de Portugal

Desafio

A remessa de correspondências para clientes empresariais é um empreendimento muito exigente em termos operacionais e precisa ser eficaz e eficiente para estar alinhado aos objetivos comerciais dos CTT, sobretudo no atual contexto pandêmico da Covid-19.

Solução e Objetivo

Este projeto repensa toda a operação dos armazéns CTT para clientes empresariais, otimizando a: mobilidade, um tablet para cada operador; visão por computador para reconhecer simultaneamente vários códigos de barras; Integração ERP, CRM e Advanced Analytics para melhorar a eficiência operacional geral e controlar custos e riscos associados.

Como

Desenvolvimento de uma plataforma completa para o armazém postal capaz de gerir os recebimentos dos envios postais, as várias etapas de conferência e amostragem, o tratamento de exceções (retenções e devoluções) e o faturamento e interface CRM:

Aplicativo Mobile a ser usado pelos operadores do armazém (8” Android Tablet) alavancado por um plugin nativo de visão computacional para ler simultaneamente, em uma única operação, vários códigos de barras (até 100 nas devidas condições). A câmara do dispositivo é usada para tirar fotos em situações específicas.

  • Portal FrontOffice, também utilizado pelos operadores para tarefas específicas. Diferentes operadores podem estar trabalhando no mesmo processo de recebimento;
  • Portal do BackOffice para supervisores e coordenadores de armazém. Os sistemas vão comparar as características e quantidades declaradas com as obtidas das máquinas automáticas de contagem postal (MMSs) via AdvancedAnalytics Integration. As exceções (ausência de documentos, classificação de encomendas, devoluções, etc.) também são tratadas pela plataforma. Os valores finais são enviados para faturamento via SAP ERP. Todos os estados intermediários, fotos e imagens de contagem automática são enviados aos CTT Datalake e ficam disponíveis para exploração e otimização de algoritmos.


A plataforma foi desenvolvida com a versão 11 da plataforma OutSystems, suportando escalabilidade e um alto nível de segurança. O sistema se integra a vários sistemas CTT internos (Azure Authentication, SAP ERP, CRM, Azure Datalake, etc.).

KPI’s / Valor para o Cliente

A plataforma permitirá diminuir em 30% os custos médios de armazém (diretos e indiretos), em comparação com o processo anterior.

Benefícios

  • Operação de armazém mais eficiente
  • Menos processos manuais baseados em manipulação postal.
  • Maior automação do armazém
  • Maior satisfação do cliente devido ao alinhamento com os SLAs
  • Mais autonomia e distinção ao comparar com a solução previamente integrada.

Sobre o Cliente

Os Correios de Portugal CTT são uma empresa portuguesa que funcionam simultaneamente como serviço postal nacional de Portugal e um grupo comercial com subsidiárias que operam em bancos, e-commerce e outros serviços postais. Sua fundação em 1520 pelo Rei Manuel I de Portugal, durante o Renascimento português, faz dos correios CTT a empresa mais antiga em atividade em Portugal até hoje.